Dicas para organizar e decorar estantes. Tudo de bom!

cama aconchegante
No aconchego: dicas para deixar a cama confortável e linda
16/08/2021
organizar a estante

3d illustration of White shelves in the interior with various objects

As estantes não são meros objetos de decoração, mas espaços completamente funcionais, que te ajudam a organizar seus pertences de uma forma personalizada, deixando o ambiente com a sua cara. Confira nossas dicas para organizar e decorar estantes que podem ser utilizadas em salas de estar, home offices ou como divisórias de ambientes.

Brinque com a distribuição

Distribuir os pesos e volumes de objetos decorativos é importante para aproveitar o espaço na hora de organizar e decorar estantes, sem causar poluição visual. Uma dica é aproveitar as laterais para colocar itens mais pesados e volumosos, como livros e caixas decorativas, deixando o centro para artigos de decoração mais delicados.

No caso de estantes com maior profundidade, também é interessante mesclar a disposição dos objetos, deixando os livros ou outros objetos mais pesados e volumosos no fundo, com pequenos artigos de decoração na frente em algumas prateleiras, assim, evita a repetição excessiva na decoração.

Deixa um espaço entre os objetos

Na hora de organizar e decorar estantes, não se esqueça de manter o espaço de respiro entre os itens que não estão agrupados. Por exemplo, você pode empilhar alguns livros na mesma prateleira, mas não deixe as duas pilhas lado a lado, caso contrário, passará a impressão de que apenas jogou tudo naquele espaço, sem organizar.

Falando em espaço, você não precisa preencher todas as lacunas quando for organizar e decorar estantes, afinal, é necessário deixar algumas partes vazias para manter o distanciamento entre os objetos. Lembre-se: não é porque a prateleira de cima está cheia que a próxima também deve estar, pois essa distribuição ajuda a enxergar a organização.

Use caixas na decoração

Quando organizar e decorar estantes, é importante lembrar que este é um móvel funcional e não meramente decorativo, portanto, os espaços também podem ser aproveitados para organizar tudo aquilo que você quer guardar, mas não deve ficar exposto, como papéis sem muita importância e lembrancinhas, basta utilizar as caixas decorativas.

Apenas lembre-se de moderar a quantidade de caixas decorativas, afinal, a intenção aqui é organizar e decorar estantes sem deixá-las com cara de prateleiras de depósito. Outra dica é utilizar apenas caixas que trazem uma certa elegância para o ambiente, com estampas que não interferem no resto da decoração.

Combine as cores dos objetos

São tantas formas de brincar com as cores na hora de organizar e decorar estantes, que fica difícil listar todas. É possível enfileirar livros nas prateleiras, agrupados pela cor da capa, criando um arco-íris na estante, ou apostar somente em cores neutras, como branco, off-white, nude e um pouco de preto para contraste, deixando o ambiente mais clean e elegante.

Se a intenção for mesclar livros, caixas e artigos de decoração, é essencial se atentar às combinações de cores, para evitar a poluição visual e também para evitar que uma prateleira seja completamente ofuscada pelas outras. Por isso, na hora de organizar e decorar estantes, crie um mapa de composição, para não precisar trocar a ordem dos objetos várias e várias vezes.

Decoração personalizada

Mesmo que você se inspire em outros ambientes na hora de organizar e decorar estantes na sua casa, não se esqueça de dar aquele toque especial que a tornará única. Utilize quadros, fotografias, souvenires de viagens, artigos de decoração que te contam uma história, enfim, personalize!

 

 

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?